
História
O Grupo Royal Dutch Shell foi fundado em 1907 quando a Companhia Real Neerlandesa de Petróleos (em neerlandês: N.V. Koninklijke Nederlandsche Petroleum Maatschappij) e companhia Shell Transport and Trading Company Ltd fundiram suas operações a fim de competir mundialmente com a gigante empresa norte-americana Standard Oil. Antes da fusão, o grupo operava com uma série de acordos accionários e operatórios.
Royal Dutch Petroleum Company era uma companhia neerlandesa fundada em 1890 por Jean Kessler, junto a Henri Deterding e Hugo Loudon, quando um estatuto real foi concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos a uma pequena companhia de exploração petrolífera connecida como "Royal Dutch".
La Shell Transport and Trading Company era uma companhia britânica fundada em 1897 por Marcus Samuel e seu irmão Samuel Samuel.
Em 1919, Shell tomou controle da Mexican Eagle Petroleum Company e em 1921 formou Shell-Mex Limited, que comerciava produtos com as marcas “Shell” e “Eagle” no Reino Unido. Em 1931, parcialmente em resposta as difíceis condições econômicas daquelos tempos, Shell-Mex fusou suas operações de mercado no Reino Unido com as da British Petroleum e criou a Shell-Mex and BP Ltd., uma companhia que funcionou até as marcas se separarem em 1975.
Em novembro de 2004, foi anunciado que o Grupo Shell se cambiaria a uma estrutura de capital simples, criando uma nova companhia que se chamaria Royal Dutch Shell Plc, com sua principal inscrição na Bolsas de Valores de Londres e Amsterdã e sua sede central na HAIA, Países Baixos. A unificação foi completada em 20 de julho de 2005. As ações foram emitidas em uma parcela de 60/40 para os accionários da Royal Dutch.
Origem do nome e do logotipo
Logotipo da Royal Dutch Shell
A origem da marca Shell está vinculada as origens da Shell Transport and Trading Company. Em 1833, o pai do fundador, chamado Marcus Samuel, fundou um importante negócio para vender conchas marinhas a colecionadores de Londres. Ao colectar espécimens de conchas marinhas na zona do Mar Cáspio em 1892, o jovem Samuel se deu conta de que havia potencial ao exportar querosene desta região e pôs em serviço o primeiro navio construído para transportar Petróleo do mundo, o Murex, para entrar neste mercado. Em 1907, a companhia teria uma frota de navio petroleiros.
O logotipo da Shell é um dos símbolos comerciais mais conhecidos do mundo. Conhecido como "pecten" pela concha marinha, ostra gigante Pecten maximus, no qual foi baseada, a atual versão do logótipo, desenhada por Raymond loewye presentada em 1971.
Atividades
Uma das sete irmãs, Royal Dutch Shell é a terceira maior companhia petrolífera e um líder da indústria petroquímica e de energia solar, sheell tem cinco atividades principais: exploração e produção, gás e energia, produtos petroquímicos, energia renovável e comércio/distribuição e opera em mais de 140 países no mundo.