sábado, 7 de agosto de 2010

Você tem aproveitado bem o espaço do seu Caixa?

O caixa, ou check out, ou em português claro, o local onde o seu cliente paga seus débitos é o melhor lugar para realizar vendas por impulso. Quem nunca comprou um chocolate, um doce, um produto que estava exposto e que não estava pensando em comprar.

O caixa é um dos melhores pontos  para vender um pouco mais. Como tenho uma vivência diária em vários Postos de Combustível percebo que existem aqueles que chegam a exagerar na exposição de produtos no caixa, bem como aqueles que aproveitam mal o espaço.
Dicas de Vendas

  • O caixa deve estar em um local estratégico.

  • Quanto mais produtos expostos, maior a chance de realizar uma venda

  • Exposição e organização fazem parte da venda

  • Cuidado com a poluição de produtos, produtos de categorias diferentes misturados.

  • O espaço que fica atrás do caixa  na maioria das vezes é muito mal explorado.

  • Cuidado com a imposição de algumas Multi nacionais em relação ao espaço no caixa.

  • O que dá mais lucro deve ter prioridade.

  • Crie metas de  vendas de produtos para o seu caixa: um produto por dia

  • Modifique constantemente a localização dos produtos

  • Se você não tem um caixa que permita isso, pense no assunto, observe outros cliente, vale a pena.
Testando a Teoria

Como desafio, e para comprovar as dicas citadas acima, escolha um produto que esteja na sua loja e que não esteja vendendo bem e coloque no caixa... Tenho certeza que o resultado irá mudar.

Abraço.

J. Mauricio Elbl
Editor