domingo, 18 de julho de 2010

Pesquisa traça perfil do cliente da loja de conveniência

O estudo foi feito com 700 entrevistados em 16 lojas de conveniência no eixo Rio e São Paulo e revelou a predominância de consumidores do sexo masculino, com idades entre 25 e 34 anos, de classes A e B, ou seja, as lojas são freqüentadas, na maioria das vezes, por homens, jovens e de classe alta. A surpresa fica por conta do estado civil deste público: 48% são casados e apenas 44% são solteiros.

A média de visitas às lojas de conveniência é de até seis vezes por semana e os dias de maior freqüência são sextas e sábados, durante a noite. O tempo de permanência dentro da loja é de nove minutos e o gasto médio de R$ 10. Cigarro e bebidas, principalmente refrigerantes, são os produtos mais comprados. Em São Paulo, os consumidores também gostam de tomar café nestes estabelecimentos e, no Rio de Janeiro, muitos passam no local para usar os caixas eletrônicos dos bancos.

Os principais motivos da ida às lojas de conveniência são a proximidade de casa e do trabalho, o fácil acesso e a comodidade, embora muitos também prefiram este tipo de estabelecimento por conta do atendimento rápido e da qualidade e diversidade dos produtos.

Atualmente o setor de postos e lojas de conveniência movimenta, por ano, R$ 121 bilhões. Existem 3,6 mil lojas de conveniência no país para um total de 30.500 postos de combustíveis. As lojas de conveniência respondem por 18.000 empregos diretos. Em 2003, o faturamento destes estabelecimentos chegou a R$ 1 bilhão.

A segunda edição da Expo Postos & Conveniência será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Idealizada pelo Sindicom em parceria com a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis) e organizada pela Fagga Eventos Internacionais, a feira será dividida em oito grandes áreas de exposição.

São elas: Produtos de Lojas de Conveniência; Tecnologia e Informática; Parceiros em Soluções de Negócios; Serviços Automotivos; Equipamentos e Serviços para Lojas de Conveniência; Produtos, Serviços e Equipamentos para Postos; Food Service e GNV.

Fonte: