sábado, 7 de agosto de 2010

Vamos encher o Tanque? Essa abordagem tem quantos anos?

'         Vamos imaginar que você seja frequentador de um mesmo açougue e que gostava de ser atendido por um determinado atendente do açougue, ele era atencioso e sempre o atendia bem. Por algum motivo que não vem ao caso explicar, esse atendente não trabalha mais neste açougue. Acontece que com as mudanças, lembrando que estamos apenas imaginando, o atendimento mudou, o novo gerente que é ''formado em alguma área da administração'', determinou que quando abordassem o cliente a primeira coisa a dizer seria: Bom Dia Sr(a)... Vamos comprar 10 kg de picanha?
E assim os dias se sucediam, Bom Dia Sr(a)...  10kg de picanha?

Acontece que isso não acontece em um açougue, em padaria e em nenhum lugar, o único lugar que isso acontece é em posto de gasolina, não em todos, mas a grande maioria. Os  "Executivos de Vendas", que tem o conhecimento da engenharia de venda poderiam repensar isso...

Como é uma pratica antiga, que acontece somente em Postos de Combustível, pode ser que os clientes estejam acostumados com o jargão: "Vamos encher o Tanque''?

Mas aquele cliente que tem apenas uma pequena quantia para abastecer, sempre diz:
-Não obrigado, estou vendendo o carro, vou colocar só R$ 10,00 (melhor cliente que existe)
-Não obrigado, eu abastece depois mais um pouco...

Verifique o que estou afirmando, é fato, e se você analizar, esse é o melhor cliente!

Não espante esse cliente... Existem outras formas de abordar....

Isso vende?

- Vamos encher o tangue?

Todo cliente que chega em um Posto quer somente abastecer?
Ou cria um constrangimento no cliente que tem pouco dinheiro no momento?

Veja quanta diferença:
  •  Abordagem
-Bom Dia! O que o Sr(a) precisa, abastecer, utilizar a loja...? 
-Bom dia Sr(a) posso ser útil?
-Bom dia Sr(a) posso ajudar em alguma coisa?
-Bom dia Sr(a) Seja bem vindo(a), o que deseja?
-Bom dia Sr(a) ....\



Pense nisso
Abraço.

J. Mauricio Elbl
Editor